quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A MALDADE

Alguém já pensou na maldade?
É um assunto chato de tratar, mas acho muito importante falar sobre ela.
Quando estamos na frente da TV, e nos deparamos com situações de maldade de verdade, como foi o caso de Santo André, onde um jovem de 22 anos atirou e matou a sua ex- namorada, por ter sido abandonado, pensamos quanta maldade! Ele realmente é mau, merece ser preso, apodrecer na prisão.
Mas quando inventamos fofocas e calúnias contra nossas "amigas "ou colegas na escola, e com isso o carinha lindo, que estava afim dessa amiga, passa a não olhar nem na cara dela e ela passa a sofrer, é maldade?
Sim, em proporções diferentes, mas é maldade.
Quando você bate com o carro na rua, porque está passando por uma situação difícil, e o motorista em que você bateu, já sai do carro, te xingando de sua filha disso, vai tomar lá, você tá cega, e outras coisinhas mais, é maldade?
Sim, é, ele não parou para saber se a outra pessoa se machucou ou está se sentindo mal.
Por causa de vícios, aquele menino passa a roubar, e mata um pai de família, é maldade?
Sim, é, o vício passou a dominar a vida daquela pessoa, a ponto de ela não dar mais valor a vida do próximo.
Quando você cria aquela intriga no trabalho, a ponto de sua "amiga" perder o emprego, é maldade?
Sim, é, você só pensou em você, não imaginou que talvez aquele emprego fosse importante para sua amiga.
Esses exemplos servem para ilustrar que às vezes somos hipócritas, falamos do mau como se ele fizesse parte sempre da vida do outro e não da nossa, e não paramos para refletir que também cometemos atos de maldade sem pensar, e acabamos prejudicando o outro, às vezes profundamente.

Acho que tem uma frase que devemos pensar sempre antes de fazermos qualquer coisa.
Eu iria gostar que fizessem isso comigo?
Não.
Então não faça.

Pense nisso.

12 comentários:

D. disse...

Nem me fale flor...
sabe que eu ainda dou muita cabeçada por acreditar na humanidade...
Mas as pessoas estão cada vez mais egoístas, pensando só em si, e não imaginando o mal que podem fazer ao outro
Beijos

*** Cris *** disse...

Olá an, td bem?
Vc falou de um assunto sério, muitas vezes até mesmo sem pensar acabamos fazendo o outro sofrer, devemos nos perguntar mais vezes se queriíamos que fizesse isso com a gente.
Um abraço!

Blogueira Master disse...

Todos temos nosso lado bom e mau. E sempre teremos, mesmo que tentemos pensar no outro antes de fazer alguma coisa. Haverá dia em q pensaremos no outro, saberemos que ele sofrerá e mesmo assim faremos. Difícil perceber a linha tênue entre deixar de fazer o mal ao outro ao mesmo tempo em q essa escolha pode implicar, às vezes, em fazer o bem a nós mesmos. Pq o bem foi escolhido em detrimento do mal como conduta aceitável? Para que tudo torne-se previsível e mais controlado. O fato é q não podemos escapar do mal que nos habita. O máximo q podemos fazer é controlá-lo, às vezes. Mas nem sempre.

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Todos temos os dois lados- é a dualidade.
O problema é que muitas pessoas preferem o lado negro para viver e destruir.
É uma pena...
Já acreditei mais no ser humano!

Cris Medeiros disse...

Acho que cada dia que passa me acostumo um pouco mais com esse lado podre do ser humano. Nem sei se isso é bom ou ruim!

Obrigada pela visita!

Beijocas

Fê Seixas disse...

É ... como já disse alguém bem sábio ha uns séculos atrás ... "Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você."

Taynar disse...

Infezlimente, poucas são as pessoas que se questionam antes de fazer alguma coisa.
É mais fácil invandir e pilhar, do que parar para ponderar.

Beijos, moça

Loira e Morena disse...

Ana...nem me fale da banca de Tcc...ai que medo!!..rsrs

Eu sempre penso "nao fazer com os outros o que nao gostaria que fizessem comigo"..E acho que isso é uma forma de respeito com os outros tbm...
Acho q o mundo esta cada fez mais egoista, as pessoas so olham para o proprio umbigo, e nao medem as consequencias para conseguir o que querem!!!
Infelizmente essa é nossa realidade...E pessoas que pensam nós é esta cada vez mais raro!!

Saudades de vir xeretar os blogs queridos!!...rs

Beijocas da loira

Nem Li disse...

Sim, sim! realmente!

Vanuza Pantaleão disse...

Ninguém é santo, mas temos que optar: ou a sombra, ou a luz. E até hoje não entendendo, nem aceito porque muitos preferem as trevas...um tema sempre importante para ser debatido, parabéns!!!Bjs

Vanuza Pantaleão disse...

OPS:Entendo

Ronaldo Ichi disse...

Ao contrario de muitas opiniões, muitas sensacionalistas, que aparecem na TV, eu não acredito que tais pessoas sejam doidas, desequilibradas... acho que fazem isso de plena consciencia mesmo.

Maldade mesmo como o teu proprio titulo diz.

Por isso acredito que hoje em dia, qualquer pessoa é capaz de tudo. E que a frase que diz "cão que ladra não morde" não é mais verdadeira. Estão mordendo.

Mas não acho que devemos ser pessimistas com a humanidade em geral. Somente ter mais cuidado quando as pessoas demonstram comportamentos suspeitos.


Beijos!