sábado, 7 de março de 2009

COISAS DO RIO!!!!

Rio de Janeiro aquela cidade que todos chamam de maravilhosa. Cidade de mil encantos naturais, harmonia perfeita entre o mar e a montanha. Cidade da garota de Ipanema, do chopinho gelado no fim do dia, do ar descontrido dos seus habitantes.
Mas por trás dessa maravilha, enconde-se uma cruel realidade, a violência sem fim, criminalidade que faz com que cariocas vivam no limite. Não sabemos como será o nosso dia, se seremos surpreendidos pela violência.
Hoje, voltando de um shopping famoso do Rio, o Barrashopping. Exatamente às 19:30, pegamos a Grajaú-jacarepaguá. Para quem não conhece é uma estrada que liga jacarepaguá um bairro perto da Barra ao Grajaú, na verdade, essa estrada também apelidada de Serra, passa por dentro de um pedaço da mata Atlântica, lugar lindo se não fosse tão perigoso. Então, voltando por essa estrada, fomos surpreendidos por um engarrafamento e todo carioca que se preza, tem medo de engarrafamentos repentinos, por que só significa uma coisa, ARRASTÃO, e como não podia ser diferente, era exatamente isso.
Nossa sorte é que já havia acontecido e a polícia tinha chegado(não sei o que é pior), passamos por uma quantidade de policiais com armas enormes, apontando para a mata, protegidos na eminência de um tiroteiro.
Bem é assim que vivemos, e não como a música:
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar....."

14 comentários:

João Bertonie disse...

Na verdade a música não está "mentindo", pois foi feita em um período em que a violência não chamava muito a atenção. Num período que os nordestinos estavam indo para as grandes cidades e coisa e tal e tal e coisa, como não havia mais espaço para tanta gente, surgiu as periferias e com elas aumento imensurável da violência.
É o carma dos países sub-desenvolvidos (com hífem ou sem hífem?!)!!!


beigos mil

Iêda disse...

É, triste realidade para um lugar tão lindo! Mas, isso existe em todo país hoje, Ana! Temos que contar com a sorte mesmo!
Ótimo Domingo!
Beijão

Christi... disse...

Querida, vim lhe desejar um Feliz mega dia das mulheres, que seu domingo seja especial.

Beijos no coração
Chris

Larissa disse...

É bem triste... em uma cidade que realmente é tão linda, tão cheia de coisas boas para se aproveitar, ms agravante da violência!


Feliz dia internacional da mulher!
;**

Pattinha disse...

nossa, lamentável... eu amo a minha cidade, mas fica cada vez mais difícil sobreviver nela. nem pegamos mais essa estrada, eu a acho perigosa.
eu só me pergunto até quando vamos viver assim?

beijo e boa semana!
:*

Renata disse...

Triste isso, não? Mas acho que o mundo inteiro está assim. Estamos virando prisioneiros em nossas próprias casas...

Beijo grande,

Renata.

Nina disse...

Ohhh Aninha, isso doi demais mesmo. O carioca que é tao bacana, tem que passar por isso.. eu gosto tanto do Rio, amo a cidade, é linda demais, pra mim nao tem coisa mais linda.. a perfeicao uniao do mar com montanhas, o povo bonito, alegre, descontraido... mas como vc disse, nao é so disso que vive o Rio. Infelizmente!
acho tudo isso tao triste. o que me dói é a nossa resignacao sabe?? a banalizacao disso tudo me causa panico. ja estamos tao acostumados, virou coisa corriqueira no Brasil, ser assaltado, ser morto por qq motivo, ser espancado, entrar num arrastao.. meu Deus!

Joaninha Bacana disse...

Lamentável!!! Mas, que bom que você está bem!
Essas coisas assustam muito, nao? :o(
Beijos, e boa semana,
Angie

Chris disse...

Que triste Ana! Fico tao triste com essa violencia louca! Eu amo o RJ, sempre que dava passava minhas ferias ai, e gracas a Deus nunca tive problemas, nem meus tios e muitos tios que vivem ai, mas nos sabemos o quanto a violencia no RJ alarma e nos deixa preocupados a cada saida!
Uma cidade tao linda, mas perigosa! E triste ouvir historias assim, mas gracas a Deus vc esta bem ne? E espero que todos no engarrafamento tbm tenham ficado bem!

bju bju

Michelle Ribeiro disse...

Hoje em dia é assim aqui em SP tbm. Eu, pelo menos, morro de medo quando vejo policiais...sinal de coisa ruim...

Loira e Morena disse...

Já fui uma vesz para o interior do Rio, mas sou doida pra conhecer o centro, os pontos turisticos, mas confesso tenho bastante medo.

Beijaooo da Morena!

Nina Molina disse...

Nossa..o que estraga mesmo é unicamente a violencia, pois se não fosse ela ah cidade seria perfeita!
Mas em todo o lugar hoje em dia tem violendia desde dentro de uma escola até dentro de casa... NÃO ESTAMOS SEGUROS.
As coisas poderias ser melhores se não fosse a miseria!

BeiJos...amei seu blog..vou tentar dar uma olhadinha sempre que der!

○xMariMolina○

Vem com o Pai aki! disse...

Realmente é triste pensar que cidades com o Rio ficou assim tão diferente da musica e melodia cantada nos tempos de outrora. Uma vez fui ao Rio e conheci esta estrada como não sou de SP passei por ela como se passasse por qualquer outra. A ideia de retratar o cotidiano é infinita e faço isso mas de uma forma um pouco sarcastica e humorizada.
Abraçoss.

Rodox

http://www.proibidoler.com/

Mirian Mondon disse...

Oi Ana, vim conhecer seu texto da Blogagem Coletiva, e gostei tanto, nao do que voce retrata, que é uma realidade cruel, mas da maneira que voce escreve. Vou voltar.
Caso queira ler meu texto esta no Blog Café com Poesia, onde voce pode pegar um cafézinho :)
Esse com o qual te adiciono, por uma interessante coincidencia, tem como ultima postagem nada mais nada menos do que Garota de Ipanema :)

Abraços e Parabens